Artroscopia de Ombro

A palavra artroscopia vem do Grego: arthron (articulação) e skopein (ver, olhar). Sendo a descrição literal como “olhar dentro da articulação”. A artroscopia consiste em uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, em que o ortopedista faz pequenas incisões de aproximadamente 1 cm no ombro do paciente (chamados de portais) e introduz uma pequena câmera (chamada artroscópio) na articulação do ombro. A câmera (artroscópio) produz uma imagem em tempo real que o cirurgião pode ver em um monitor, tendo assim uma visualização completa de todo interior do ombro. Esta cirurgia minimamente invasiva substitui a necessidade da realização de grandes incisões (cortes) no ombro dos pacientes.

Como funciona?

Trata-se de um procedimento cirúrgico, por isso só pode ser realizado em Centro Cirúrgico em ambiente hospitalar.
O paciente é anestesiado por um médico anestesista.
Pequenas incisões (entre 3 a 5 incisões) de 1 centímetro cada são realizadas no ombro do paciente após anestesia.
Por estas incisões com o auxílio de uma câmera especial de alta definição (chamada artroscópico) o cirurgião consegue ver dentro ombro do paciente em um monitor em tempo real.
Através destas incisões com o auxílio de pinças especiais, fios e âncoras especiais o cirurgião ortopedista consegue realizar o reparo da lesão.

O que pode ser tratado com a artroscopia de Ombro?

A artroscopia de ombro pode ser utilizada para tratar diversas patologias do ombro como:
⦁ lesão do manguito rotador: o manguito rotador é o conjunto de cinco tendões presentes no nosso ombro (tendão supraespinal, infraespinal, redondo menos, subescapular, e cabo longo do bíceps).
⦁ luxação de ombro: a luxação de ombro é quando o ombro do paciente desloca, isto é, sai do lugar.
⦁ Bursite do ombro: a bursite consiste na inflamação da bursa do ombro e em alguns casos pode ser indicado o tratamento artroscópico.
⦁ Síndrome do impacto: a síndrome do impacto subacromial é quando o tendão do manguito rotador fica muito apertado pelo acrômio e outras estruturas.
⦁ Lesão do labrum (lábio da glenóide): também conhecido como ombro do atleta ou SLAP.
⦁ Remoção de corpo livres intra-articulares

Quais as vantagens da artroscopia?

A artroscopia de ombro é uma cirurgia minimamente invasiva e suas principais vantagens em relação a cirurgia aberta são:
⦁ cicatrizes menores e mais discretas, muitas vezes imperceptíveis
⦁ menos dor no pós-operatório
⦁ recuperação mais rápida

Como é a recuperação após artroscopia de ombro?

Após realizar uma artroscopia de ombro o paciente costuma receber alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Na maior parte dos casos, é necessária a utilização de uma tipóia por uma a quatro semanas dependendo do tipo de cirurgia realizada. Após período determinado pelo ortopedista o paciente inicia fisioterapia motora para restabelecer toda força do ombro.