O que é uma fratura?
Fratura de qualquer osso significa uma perda de continuidade do tecido ósseo, isto é, quando um osso quebrou chamamos de fratura. Na ortopedia, tecnicamente, não subdividimos em: “trinca”, “fissura” ou fratura. Mas muitas vezes utilizamos termos como “fissura” para descrever uma fratura sem desvio nenhum.
O que é consolidação óssea?
A consolidação óssea é o processo natural em que o nosso organismo irá reparar o tecido lesado, a fratura no caso. Quando ocorre uma fratura o nosso organismo se mobiliza para retirar os tecidos desvitalizados (osso, cartilagem) e construir um novo arcabouço ósseo. Através de mecanismo inflamatórios, de hipervascularização e nosso organismo leva para a região da fratura proteínas e células que participarão da reconstrução óssea.
A consolidação óssea é dividida em quatro fases:
fase inflamatória: fase que se inicia logo após ocorrer a fratura e dura de 7 a 10 dias.
fase de calo mole: processo no qual o organismo forma um tecido cartilaginoso de consolidação, que dura de 2 a 4 meses
fase de calo duro: processo em que o tecido cartilaginoso é substituído por tecido ósseo, pode durar de 4 a 12 meses
fase de remodelação: processo em que o tecido ósseo é remodelado
Existe algum alimento que acelere a consolidação óssea?
Até o momento não existe nenhum alimento que cause a aceleração da consolidação óssea. A orientação médica é uma alimentação balanceada e saudável.
Fumo e etilismo prejudicam a consolidação óssea?
Sim. o tabagismo e o etilismo são dois fatores que prejudicam a consolidação óssea. Assim, todo paciente deve parar imediatamente esses hábitos.