Luxação Acromioclavicular

O termo luxação significa perda da congruência articular, isto é, perda do contato articular. A articulação acrômio-clavicular é composta pela porção distal da clavícula e pelo acrômio (que faz parte da escápula). Esta articulação possui diversos ligamentos que conferem grande estabilidade e resistência: acromioclaviculares e coracoclaviculares.

Como acontece a Luxação Acrômio-Clavicular?

Mais comum em pacientes jovens com menos de 30 anos de idade, mecanismo de trauma mais frequente é queda sobre ombro durante prática esportiva. O paciente apresenta dor e deformidade no ombro afetado, e incapacidade de levantar o braço.

O que fazer?

O paciente com luxação ou suspeita deve procurar um pronto atendimento para que seja avaliado por um ortopedista. Na urgência o paciente é medicado com analgésicos e anti-inflamatórios para dor, e realizamos séries radiográficas específicas para diagnosticar a lesão e possíveis outras lesões associadas.

Como é o tratamento?

Na grande maioria dos casos o tratamento desses pacientes é conservador: paciente permanece com imobilizador de ombro (tipoia) por período breve de tempo, faz uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e compressas de gelo por breve período de tempo para controle da dor. Com a melhora da dor, o mesmo é encaminhado para fisioterapia, o retorno à prática esportivo pode varia de poucas semanas até alguns meses.

Em menor número de casos, o tratamento cirúrgico deve ser considerado levando em consideração alguns fatores: idade do paciente, grau de deformidade do ombro, grau de demanda física ou esportiva do paciente, dor.

Existem diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento da luxação acrômio-clavicular.

  • Videoartroscopia de ombro e amarrilho subcoracóide

  • Fixação com âncoras

  • Fixação com placa gancho

  • Amarrilho subcoracóide por via aberta

  • Amarrilho subcoracóide com transferência ligamentar por via aberta.

  • Fixação com parafuso coraco-clavicular.

  • Fixação com fios de Kirschner acromio-claviculares.